Molho à amatriciana ganha selo de Especialidade Tradicional

ROMA, 16 MAR (ANSA) – O molho à amatriciana, prato símbolo do terremoto que atingiu fortemente a região central da Itália em 2016, foi reconhecido pela União Europeia como “Especialidade Tradicional Garantida” (STG), um selo que assegura a proteção do prato contra imitações em todo o mundo.   

A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Cultivadores Direto (Coldiretti) e publicada na última sexta-feira (13) na Gazeta Oficial como um dos produtos que entram no Registro Europeu das Denominações de Origem e Indicação Geográfica e Especialidade Tradicional. Para o molho, “feito segundo o método de produção e a receita secular da região de Amatrice”, o reconhecimento europeu foi unânime. O caráter tradicional do “Spaghetti all’Amatriciana”, destaca a Coldiretti, está ligado aos ingredientes e ao método específico de preparação utilizado tradicionalmente na região de origem – com produtos 100% Made in Italy, do grão à massa, ao tomate, ao queijo pecorino e ao guanciale.   

Amatrice e as cidades próximas foram destruídas por uma série de terremotos que se iniciaram em 24 de agosto de 2016 e duraram até o fim daquele ano. Além dos danos estruturais ao centro histórico, a cidadela de cerca de 2,6 mil habitantes registrou 238 mortos. Ao todo, os terremotos mataram quase 300 pessoas em toda a região. (ANSA)