O dólar se valorizou hoje, em dia de certa cautela nos mercados internacionais, ante incertezas como a variante delta da covid-19 e seus impactos na recuperação global. Além disso, o euro caiu na véspera da decisão do Banco Central Europeu (BCE), enquanto o dólar canadense recuou após o Banco Central do Canadá manter a política monetária.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 110,26 ienes, o euro recuava a US$ 1,1821 e a libra tinha baixa a US$ 1,3778. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de outras moedas fortes, avançou 0,15%, a 92,653 pontos.

O analista Carsten Brzeski, do ING, avaliou que havia certa cautela com as perspectivas de crescimento dos Estados Unidos. A Stifel, por sua vez, nota que em agosto houve dados relativamente sólidos” nos Estados Unidos, mas também novas ordens para uso de máscaras e reforço em protocolos de saúde para se evitar a disseminação da covid-19 nos Estados Unidos. Hoje, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou para o aumento das hospitalizações pelo vírus no país, com a grande maioria das vítimas graves sendo as não vacinadas.

A Western Union atribuiu a força do dólar também a um avanço dos juros dos Treasuries, dizendo também que o mercado espera que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) comece a reduzir gradualmente suas compras de bônus (“tapering”) a partir de novembro. Já o BBH notou a valorização do dólar antes do Livro Bege, com o euro em baixa antes da decisão do BCE de amanhã.

Nos EUA, o Livro Bege, sumário de opiniões que embasa as decisões de política monetária no país, mostrou que o emprego continua a crescer, mas também destacou a escassez de mão de obra, que continua a elevar os salários, pressionando a inflação. O Livro Bege apontou que a variante delta da covid-19 e a escassez de suprimentos e de mão de obra fizeram o crescimento americano desacelerar.

No Canadá, o banco central manteve a política monetária, com juros em 0,25% e também seguindo com o ritmo das compras em seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês). No horário citado, o dólar americano avançava a 1,2682 dólar canadense.