Moedas Globais: dólar sobe, com CPI e disputas de Trump x Fed; iene se destaca na queda

O dólar operou em alta nesta terça-feira, 13, ante a maioria das moedas, após a inflação americana de dezembro não alterar perspectivas para os próximos passos do Federal Reserve (Fed). A moeda se recupera ainda com uma visão cética sobre a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a autoridade monetária e seu presidente, Jerome Powell, com o republicano buscando uma redução de juros. O destaque entre as movimentações foi o iene, que chegou ao menor nível desde julho de 2024.

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de seis rivais fortes, fechou em alta de 0,28%, a 99,134 pontos. Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar subia a 159,13 ienes, enquanto o euro caía a US$ 1,1650 e a libra recuava a US$ 1,3434.

O mercado ampliou as expectativas de que o Fed poderá aliviar a taxa básica de juros em março, mas a aposta em manutenção segue majoritária após a divulgação do CPI, segundo monitoramento do CME Group. Em janeiro, o mercado também espera estabilidade nos juros, precificando essa probabilidade em 95%.

No caso do Japão, os acontecimentos internos são pessimistas para o iene, à medida que os participantes do mercado avaliam o ressurgimento da incerteza política em meio a relatos dos planos do primeira-ministra Sanae Takaichi de convocar eleições antecipadas.

Segundo a Reuters, a ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, disse que ela e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, compartilharam preocupações sobre o que ela chamou de “depreciação unilateral” recente do iene. “Transmiti minha profunda preocupação com a depreciação unilateral do iene, vista também em 9 de janeiro, e o secretário Bessent compartilhou essa visão”, pontuou Katayama.

Tensões geopolíticas também estiveram no radar, após Trump tarifar países que fazem negócios com o Irã em 25% e prometer que a “ajuda está a caminho” ao incentivar continuidade dos protestos contra o regime persa, embora sem detalhar a natureza da ação planejada.