Moedas Globais: dólar sobe ante rivais, com dados, relação EUA-China e decisões de BCs no radar

O dólar avançou ante rivais, em sessão marcada por dados americanos, sinais de melhora na relação EUA-China e antecipação para decisões de juros do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), ambas na quinta-feira.

Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar avançava a 156,93 ienes, enquanto o euro caía a US$ 1,1806 e a libra tinha baixa a US$ 1,3656. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de seis rivais fortes, fechou em alta de 0,18%, a 97,616 pontos.

Investidores absorveram dados de emprego e do setor de serviços nos EUA, além de falas do secretário do Tesouro, Scott Bessent, reiterando que prioriza manter fundamentos para um dólar forte. Ainda, o presidente Donald Trump disse ter falado com a China sobre ampliar compras de bens americanos por Pequim, embora, em entrevista à NBC, tenha voltado a defender cortes de juros nos EUA.

O dia acompanhou a remarcação da divulgação do payroll e do CPI dos EUA de janeiro, adiados pelo shutdown, assim como o relatório Jolts de dezembro, este último a ser publicado nesta quinta.

Ainda, investidores se posicionaram em compasso de espera para a decisão do BCE e do BoE, cuja expectativa de analistas consultados pela Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, é de manutenção das taxas. Contudo, no caso do BoE, o enfraquecimento do mercado de trabalho no Reino Unido deve servir de argumento para redução dos juros nos próximos meses, conforme o Rabobank.

No Japão, a proximidade das eleições e possível vitória do LDP pode gerar um efeito líquido negativo sobre o iene, avalia a Capital Economics, caso um aumento correspondente nos rendimentos JGBs reflita prêmios de risco elevados em cenário fiscal frouxo e política monetária restritiva.

Na Coreia do Sul, novas medidas do governo para ampliar participação do Serviço Nacional de Pensões no câmbio não conteve desvalorização do won, com o dólar avançando a 1.459,79 wons, na marcação.