Moedas Globais: dólar opera em alta ante principais rivais após payroll forte

O dólar operou em alta nesta quarta-feira, 11, ante a maioria dos rivais, em dia marcado pela divulgação atrasada dos dados de emprego nos EUA (payroll) de janeiro, enquanto os investidores avaliam a economia estadunidense. A moeda americana também voltou a recuar frente ao iene, seguindo o padrão desde a vitória legislativa da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi.

Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar avançava a 152,55 ienes, enquanto o euro caía a US$ 1,1877 e a libra tinha baixa a US$ 1,3629.

O dólar operava em queda frente rivais europeias antes do anúncio do payroll e passou a subir após o dado vir acima das previsões. O analista da LMAX, Joel Kruger, sugere que os dados de emprego “muito acima do esperado” dão um horizonte sobre o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed). “Eles reduzem, mas não anulam, as expectativas de um corte do Fed em junho, criando um cenário próximo ao ideal tanto para o dólar quanto para os mercados em geral.”

Investidores passaram a precificar uma menor probabilidade de retomada da redução de juros pelo Federal Reserve (Fed) após o payroll. Segundo a ferramenta de monitoramento do CME Group, tal chance caiu a 59%, ante 72%, após a apresentação dos números.

Os traders também estarão atentos à divulgação dos dados de inflação ao consumidor de janeiro nos EUA na próxima sexta-feira. O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou hoje que o indicador de preços será decisivo para a decisão do Fed em março, embora o dirigente Jeffrey Schmid (Kansas City) tenha expressado cautela e defendido juros “um tanto restritivos” para conter a inflação americana.

Já o iene segue em trajetória de fortalecimento após a vitória contundente da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições legislativas. A moeda japonesa registrou valorização não só frente ao dólar, mas também contra o euro, assegurando sua terceira sessão consecutiva de ganhos em relação às duas moedas ocidentais.