O dólar operou em queda ante pares globais nesta quarta-feira, 3, reagindo a bateria de dados divergentes de emprego e serviços dos EUA. Enquanto isso, no continente europeu, os números do PMI deram suporte a moeda comum e a libra esterlina. O mercado também acompanha a movimentação acerca da escolha do próximo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, teve queda de 0,5%, a 98,854 pontos, depois de renovar menor nível desde outubro a 98,820 pontos. Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar caía a 155,25 ienes, enquanto o euro subia a US$ 1,1669 e a libra avançava a US$ 1,3351 – ambas as divisas europeias no maior nível desde outubro.
Em dia recheado de indicadores econômicos, a moeda norte-americana operou com sinal negativo durante a maior parte da sessão, estendendo as perdas da véspera. Além de leituras distintas do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) pela S&P Global e ISM, o relatório ADP de empregos do setor privado apontou perda de postos de trabalho no mês de novembro.
A movimentação acontece, também, em meio a notícias de que o presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou as entrevistas com candidatos finalistas ao cargo de líder do Fed. A ação reforça a tese de que Trump já teria escolhido o sucessor de Jerome Powell – e o principal nome cotado para assumir o cargo é o conselheiro Kevin Hassett. Para analistas do Macquarie, a possibilidade de um aliado político da Casa Branca assumir a presidência do banco central dos EUA contribuí com a queda do dólar.
O Reino Unido e a zona do euro também acompanharam a publicação de PMIs de serviço, mas, neste caso, os dados vieram melhores que o previsto e as moedas ganharam força ante o dólar.
Dentre as emergentes, a rupia indiana se desvalorizou, caindo abaixo da mínima recorde de 90 rupias por dólar nesta quarta-feira, em meio a notícias de que um acordo comercial com os Estados Unidos está atrasado. No horário citado acima, o dólar avançava a 90,168 rupias indianas.
*Com informações de Dow Jones Newswires