Saúde da mulher

Mitos e verdades sobre a ressaca (e como melhorá-la)

Quem não teve provavelmente ainda vai ter pelo menos uma vez na vida.

Crédito: Pixabay

O consumo exagerado de bebida alcoólica não é aconselhável por profissionais da saúde, uma vez que pode causar diversos problemas ao organismo. O ideal é ter moderação, mas há momentos em que isso não acontece e o excesso pode levar posteriormente ao conhecido estado de ressaca, que é quando os níveis de álcool no sangue começam a cair.

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Para minimizar esses efeitos, Gardenia Pinheiro, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário FMU, ressalta que estar hidratado é fundamental para atenuar os sintomas, uma vez que a ressaca é também um sinal de desidratação do organismo. “Se houve exagero no consumo do álcool, uma excelente escolha é beber muita água, seja ela com ou sem gás, além de água de coco.”

Abaixo, a profissional destaca algumas ferramentas para amenizar os sintomas, além de desconstruir os mitos sobre o tema:

Misturar diversos tipos de bebida é um agravante para os efeitos da ressaca?

Sem dúvida. Principalmente porque quando consumimos diferentes tipos de bebidas tende-se a perder o controle da quantidade ingerida.

Café forte cura a ressaca?

A cafeína é estimulante e ela atenua a sensação de sonolência e dor de cabeça causadas pela ressaca.

Tomar uma colher de azeite antes de beber pode ajudar a minimizar os efeitos da bebida?

O que acontece é que a gordura do azeite retarda a absorção do álcool, mas invariavelmente em algum momento ele será absorvido, o que significa que você poderá sofrer com a ressaca de qualquer maneira, uma vez que ao demorar para causar o efeito, a tendência é a de aumento do consumo.

É indicado ingerir isotônicos?

Há controvérsias. Existem linhas de pesquisa que acreditam que sim, uma vez que além de água há a presença de eletrólitos importantes perdidos com o consumo excessivo de bebida alcóolica. Outras vertentes apontam que o uso de isotônicos só deve ser feito por atletas de alta performance, pois a intensidade dos treinos os leva a perder com frequência esses eletrólitos e é necessário repor rapidamente. A opinião da especialista é de que o melhor isotônico natural é a água de coco, então, invista nela.

Algumas pessoas acreditam que ingerir uma dose de cerveja ajuda a atenuar o efeito da ressaca após a bebedeira. Isso é verdade?

Trata-se de um mito. Afinal, cerveja tem álcool e a pessoa ficará ainda mais desidratada. A melhor saída sempre será o consumo de água.

Como deve ser a alimentação de uma pessoa que está de ressaca? 

A alimentação deve ser leve, saudável e privilegiar a hidratação. Além da água e da água de coco já mencionadas, frutas, legumes e verduras são as melhores opções para os dias após a bebedeira. A banana, por exemplo, é uma ótima pedida para a recuperação do potássio perdido. Já o brócolis é rico em cisteína, um aminoácido responsável pela expulsão de parte do acetaldeído (álcool da bebida), o que acelera o processo decura da ressaca.

Por fim, a nutricionista deixa uma receita de chá para auxiliar a aliviar os sintomas da ressaca:

Chá de gengibre

Ingredientes

  • 4 cravos da índia
  • 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre
  • ½ litro de água
  • ¼ de limão
  • Folhas de hortelã (à vontade)

Modo de preparo 

Prepare um suco com o gengibre, a hortelã e o limão, batendo tudo no liquidificador. Adicione todos os outros ingredientes em um recipiente com água. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Você pode beberquente ou gelado.

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