Saúde da mulher

Mito ou verdade: óleo de coco ajuda o cabelo crescer?

Ele costuma estar na lista de produtos queridinhos para o cuidado dos fios. Mas será que o óleo de coco ajuda o cabelo a crescer? Vem descobrir!

Crédito: Pexels

Quando queremos fios mais longos, qualquer ajuda (desde que seja saudável) é bem vinda, não é mesmo? Agora, a nova aposta é de que o óleo de coco ajuda o cabelo crescer. Mas será que isso é um mito ou verdade? Para te ajudar, fomos atrás dessa resposta!

De acordo com Gary Goldenberg, professor clínico assistente de dermatologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai Hospital (EUA), não existem evidências de que o óleo de coco (ou qualquer outro óleo) realmente promove o crescimento dos fios.

Leia mais

Aqui estão 6 formas de usar óleo de coco em prol de sua beleza
Será que você está perdendo muito cabelo? Faça o teste
Cabelo de menina de 5 anos está dando o que falar na web

“Sim, o óleo de coco tem propriedades hidratantes e antimicrobianas (bactérias e fungos) que o tornam benéfico para a pele e o cabelo. Contudo, nenhuma delas se traduz diretamente em fazer o cabelo crescer mais rápido”, diz Joshua Zeichner, dermatologista e diretor de pesquisa cosmética no Mount Sinai Medical Center.

Há algum benefício em usar o óleo de coco no cabelo?

“Na verdade sim. O óleo de coco é rico em ácidos graxos, o que o torna um ótimo condicionador natural, além de ajudar a reduzir os níveis de levedura no couro cabeludo, como a caspa, por exemplo”, explica Zeichner. “O produto também possui propriedades anti-inflamatórias e ácido láurico, que ajuda a fortalecer e hidratar os fios”, acrescenta Goldenberg.


+ Pastor é processado por orar pela morte de Paulo Gustavo
+ Vídeo: Aluno é flagrado fazendo sexo durante aula da UFSC
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra



Todas essas propriedades ajudam o cabelo a ficar mais forte e menos propenso a danos – o que pode promover um crescimento mais saudável. Mas isso, é claro, não significa que acelere seu crescimento.

Como usar o óleo de coco para cabelo

Se você quiser experimentá-lo, faça um condicionador usando iogurte natural, óleo de coco e mel. Após usar o xampu, aplique a mistura nos fios úmidos e enxágüe completamente após 10 minutos. Isso ajudará a deixar o cabelo macio e suave.

Outra opção é aplicar o óleo de coco e deixá-lo agindo enquanto dorme. Isso promoverá uma hidratação ainda mais intensa.

Mas vale ressaltar que, segundo Goldenberg, algumas pessoas que usam óleo de coco no couro cabeludo podem desenvolver acne ou foliculite, uma vez que o produto pode entupir os poros. “Então, se você já está sujeito a problemas assim, este não é o tratamento de cabelo ideal para você.”

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Gabriel Medina torna-se alvo de sites de fofoca
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS