Mito ou verdade: Água morna com limão faz bem à saúde?

Água morna com limão é uma receita popular que promete muitos benefícios, inclusive o emagrecimento, mas será que é real? À “Women’s Health”, Andrea Marim, nutricionista de São Paulo especializada em Nutrição Esportiva, a mistura auxilia a digestão, melhora a absorção de sais minerais e ajuda a desintoxicar o corpo. E os benefícios não param por aí.
+ Como suas fezes podem indicar por que você não consegue perder gordura, segundo estudo
+ Conheça os benefícios de preparar suas próprias refeições
Confira a seguir seis motivos elencados pela nutricionista para tomar a bebida assim que você acordar:
A água morna facilita a ingestão
O limão é um fruto rico em vitamina C, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Mas por ser muito azedo, é mais difícil conseguir todos os seus benefícios. “Não dá para morder a fruta como uma maçã, por exemplo”, diz Andrea. “Por isso a diluição em água é importante, já que deixa a ingestão da fruta mais agradável.”
Ajuda a emagrecer
Água com limão pode ajudar na perda de peso devido à quantidade de fibras. “Limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo, ajudando a combater ataques de fome”, explica Andrea. Segundo a nutricionista, na mistura também encontramos flavonoide e hesperidina, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade.
Mantém a pele uniforme
A vitamina C e outros antioxidantes presentes no limão combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. “A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esse dano, minimizando as rugas e prevenindo a acne”, diz Andrea. Além disso, alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele e das cartilagens.
Auxilia na digestão
“Começar o dia um copo d’água com limão irá proporcionar uma melhor digestão, eliminando assim os restos metabólicos que foram produzidos durante o sono”, explica Andrea. Isso porque a fruta possui limoneno, uma película branca que fica logo embaixo da casca e aumenta a capacidade do organismo de eliminar toxinas, inclusive aquelas que podem atrapalhar o bom funcionamento intestinal.
Alcaliniza o corpo
“Pelo fato de o limão ser um alimento alcalino para o corpo, ele equilibra os níveis do pH sanguíneo, ou seja, facilita a liberação de toxinas pelas células”, afirma Andrea. “Como algumas doenças se desenvolvem quando o pH do sangue está ácido, o consumo dessa mistura previne doenças e inflamações e ainda auxilia no emagrecimento.”
Fortalece a função imunológica
A vitamina C presente no limão também ajuda a espantar gripes e resfriados, já que facilita a absorção de ferro, importantíssimo para o sistema imune.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua