Após a criação de inúmeros perfis falsos associados à “Japinha do CV” (Comando vermelho) — também conhecida como Penélope ou “musa do crime”, uma conta foi apontada por usuários de redes sociais como verdadeira e ultrapassou a marca de 500 mil seguidores.
A jovem ganhou notoriedade após veículos de imprensa noticiarem que ela seria uma das 115 vítimas fatais identificadas na megaoperação Contenção, deflagrada na terça-feira, 28, nos complexos do Alemão e da Penha. Seu nome, no entanto, não consta na lista oficial de óbitos.
A dúvida sobre a morte ou não da mulher ganhou as redes sociais. Diversos perfis criados no Instagram e atribuídos a ela possuem fotos recentes, publicadas depois da megaoperação. O mais popular, que já passa dos 500 mil seguidores, publicou na segunda-feira, 3, um vídeo afirmando ser aquela a conta a verdadeira.
“É muito fake que tá tendo. Não sei o que se passa na cabeça das pessoas. As pessoas são maldosas. Tem muita gente caindo em lábia de fake, achando que sou eu”, diz a jovem no vídeo publicado. Não é possível saber se ele foi gravado antes ou depois da operação.
De acordo com a colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, policiais que participaram da megaoperação afirmaram que o corpo encontrado com roupa camuflada e colete tático — cuja foto circulou nas redes sociais — não pertence à “Japinha do CV”, mas a um homem cuja identidade não foi divulgada.
Diversas contas no Instagram divulgam fotos de Penélope tiradas antes da megaoperação, nas quais ela aparece com trajes de combate e empunhando um fuzil. Seu paradeiro após o confronto com as forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha segue desconhecido.
Quem é a ‘Japinha do CV’
Conhecida popularmente como ‘musa do crime’ ou ‘Japinha do CV’, Penélope ostentava armas nas redes sociais e era considerada uma importante integrante do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.
Segundo a polícia, ela gozava da confiança dos chefes locais, atuava na proteção de rotas de fuga e defendia pontos estratégicos do comércio de drogas.
.