Mistério da "Vaca Louca" no Pará assombra comitiva de Lula à China

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Mistério da “Vaca Louca” no Pará assombra comitiva de Lula à China

Reprodução / @izanio_charges
Foto: Reprodução / @izanio_charges

O Governo não quer problema nem escândalo às vésperas da visita oficial do presidente Lula da Silva à China, a maior compradora de carnes daqui. Houve caso registrado de mal da “Vaca Louca” numa fazenda em Marabá (PA), e o Ministério da Agricultura informou que não pode revelar em qual propriedade.

Fato é que a proteção a fazendeiros poderosos deixa a sociedade refém do mistério – se foi resolvido ou não. Para eles, são os bilhões de reais em exportações e no mercado interno que valem à mesa.

Em nota à Coluna, o Ministério da Agricultura foi lacônico: “Em 22 de fevereiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao ser notificado da ocorrência da vaca louca em propriedade localizada em Marabá (PA), adotou todas as medidas exigidas pelos acordos internacionais para a exportação da carne bovina brasileira.”