Miss Universo: candidata do México é humilhada e cena viraliza

BANKOK, 8 NOV (ANSA) – A atual 74ª edição do Miss Universo, na Tailândia, ficou marcada pela “revolta” de algumas candidatas em apoio à representante do México, que foi chamada de “burra” pelo anfitrião local do evento. O episódio ocorreu na última terça-feira (4), mas o vídeo com a cena viralizou nas últimas horas.   

Durante uma transmissão ao vivo por streaming de uma cerimônia com vestidos de gala, o empresário e condutor regional do concurso, Nawat Itsaragrisil, repreendeu duramente a mexicana Fatima Bosch por ela não ter publicado conteúdos promocionais suficientes sobre a Tailândia em suas redes sociais, chamando-a de “burra”.   

Bosch tentou responder à ofensa, mas seguiu sendo criticada por Itsaragrisil, que a mandou “calar a boca” e chamou a segurança. A mexicana deixou a sala sendo seguida por diversas concorrentes, em apoio.   

“Aquilo que o diretor fez não é respeitoso: ele me chamou de burra”, afirmou Bosch à imprensa, acrescentando que “o mundo deve ver isso porque somos mulheres emancipadas e o Miss Universo é uma plataforma de empoderamento feminino para que as nossas vozes sejam ouvidas no mundo”.   

Em meio à polêmica, a Organização Miss Universo condenou o “comportamento malicioso” de Itsaragrisil, que chorou em uma coletiva de imprensa ao se desculpar.   

“Sou humano. Todos sabem que os últimos dias foram de muita pressão. Respeito todos vocês e sinto muito pelo ocorrido. Me desculpem”, disse o tailandês entre lágrimas.   

Bosch recebeu apoio também fora do concurso, como da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.   

“Nos eventos públicos, digo que as mulheres ficam mais bonitas quando fazem suas vozes serem ouvidas. O meu reconhecimento a essa jovem”, declarou Sheinbaum.   

A final do Miss Universo 2025 está marcada para 21 de novembro. (ANSA).