Miss SP Internacional inova e realiza 1ª fase às cegas, avaliando apenas o rosto

Divulgação
Foto: Divulgação

O Miss Brasil São Paulo, franquia do Supertalent, decidiu romper de vez com os padrões dos concursos de beleza. Em uma iniciativa ousada e inédita, a primeira fase de avaliação das candidatas será feita somente com o rosto – sem mostrar o corpo para o júri técnico, responsável por aprovar as candidatas.

A proposta, anunciada pelo coordenador estadual Eduardo Graboski, pretende valorizar harmonia facial, expressão, estilo e atitude — sem que o corpo interfira no julgamento inicial. As fotos e vídeos serão enviados com foco exclusivo no rosto, em estilo retrato, sem maquiagem pesada ou produção excessiva. Ou seja: beleza real, sem filtro e sem distrações.

“Por décadas, alguns concursos reforçaram uma lógica onde o corpo precisa ser ‘perfeito’. Sabemos que isso só pressiona as mulheres por um padrão e estamos virando esse jogo. Essa etapa às cegas, que é a primeira, vai mostrar que o rosto carrega história, presença e autenticidade”, comenta Graboski.

A ideia surge como um contraponto ao chamado “teste do corpo perfeito”, ainda usado em alguns projetos e promete dar mais espaço à diversidade, quebrando padrões estéticos excludentes – sobretudo ao corpo – e dando oportunidade para mulheres com diferentes biotipos e trajetórias.

Na segunda fase, as candidatas selecionadas seguem para entrevistas, desfiles e dinâmicas. Mas o “filtro facial” da primeira etapa vai gerar surpresas e promete mudar o rumo da competição. Inclusive, jurados podem se surpreender ao descobrir que rostos marcantes pertencem a perfis fora dos padrões clássicos de passarela.

“Tem gente que diz que o corpo fala. Acreditamos que o rosto grita. E às vezes, é muito mais interessante ouvir o grito do que seguir a velha cartilha. Isso vai gerar mais curiosidade, mais buzz, menos pressão estética e menos ansiedade e insegurança para as candidatas que se julgam imperfeitas. O concurso vai valorizar beleza real”, reforça o coordenador.

A seletiva estadual segue com inscrições abertas pelo Instagram @missbrasilsp. A primeira etapa acontece no dia 25 de setembro, em São Paulo. A expectativa agora é que a coordenação anuncie parcerias com eventos e concursos locais no interior de São Paulo, descentralizando as seletivas da capital.