Mirassol estreia no Brasileirão diante do Vasco com objetivo de repetir campanha histórica

Mirassol e Vasco dão o pontapé inicial no Brasileirão nesta quinta-feira (29), quando se enfrentam no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, às 20h, pela primeira rodada. O duelo marca a estreia das equipes na competição e coloca frente a frente um time do interior paulista que fez campanha histórica no ano passado ao se classificar para a Copa Libertadores, e um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, que viveu altos e baixos na última temporada.

O reformulado Mirassol chega embalado após uma atuação de destaque no Campeonato Paulista. No último sábado (24), goleou o São Bernardo por 4 a 0, fora de casa, no estádio Primeiro de Maio. Este resultado reforçou a confiança do elenco para a estreia no Brasileirão diante de sua torcida.

O Vasco também inicia a competição nacional em alta. O time cruzmaltino venceu o Boavista por 3 a 0 no último domingo (25), no estádio Elcyr Resende, pelo Campeonato Carioca. O bom desempenho no estadual aumenta a expectativa por uma estreia consistente fora de casa, buscando somar pontos logo na primeira rodada.

O Mirassol ainda mantém a base titular do ano passado, embora tenha perdido alguns jogadores como o zagueiro Jemmes, negociado com o Fluminense, e o volante Danielzinho, que se transferiu ao São Paulo.

O técnico Rafael Guanaes planeja escalar alguns atletas que ficaram no banco de reservas na última rodada do Paulistão. O lateral-direito Daniel Borges, o volante Neto Moura e os atacantes Negueba e André Luís devem entrar nas vagas de Igor Formiga, Yuri Lara, Galeano e Renato Marques, respectivamente.

O experiente meia Eduardo deve ganhar sequência entre os titulares. Um dos destaques do triunfo sobre o São Bernardo, o meia é o favorito para atuar como homem de criação, superando a concorrência de Shaylon.

Eduardo comentou sobre o objetivo do Mirassol no Brasileirão e destacou que a prioridade é a luta contra o rebaixamento, mas não descarta buscar uma vaga em uma competição internacional.

“O objetivo do clube é ficar na Série A. Depois que cumprir isso, tentar algo a mais como aconteceu no ano passado e buscar vaga na Sul-Americana ou Libertadores, mas o foco principal é a permanência. A estrutura do Mirassol é muito boa e a permanência na elite por mais tempo é fundamental para o clube”, disse Eduardo.

O técnico Fernando Diniz deve escalar o Vasco com força máxima após mandar a campo um time misto contra o Boavista. No gol, Léo Jardim retorna após ter ficado de fora do último compromisso pelo Estadual. O goleiro está confirmado entre os relacionados para a estreia e assume a vaga no lugar de Daniel Fuzato.

Em contrapartida, o clube carioca tem um desfalque de peso para o duelo. O lateral-direito Paulo Henrique se recupera de dores no pé esquerdo e não está à disposição da comissão técnica. Puma Rodríguez, autor de dois gols no triunfo sobre o Boavista, vai seguir na posição.

Os atacantes Brenner e Marino Hinestroza, reforços anunciados esta semana, já estão regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. No entanto, ambos ainda não foram incluídos na lista de relacionados. O clube entende que a dupla precisa aprimorar o condicionamento físico antes de entrar em campo.

Fernando Diniz destacou que o Vasco busca criar uma regularidade nesta temporada após passar por um ano de altos e baixos. O clube lutou contra o rebaixamento na última temporada e conseguiu ‘entrar nos eixos’ apenas na reta final, quando chegou à final da Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato depois de perder para o Corinthians.

“O nosso maior desafio é ser um time mais consistente. Acho que a gente oscilou bastante no ano passado. Espero que seja um Vasco mais parecido como a gente terminou os jogos da Copa do Brasil. Independentemente dos resultados, queremos melhorar em termos de atuação. Eu planejo montar um time mais sólido, oferecendo poucas chances ao adversário e conseguindo ser uma equipe criativa. A amostra dos quatro últimos jogos é um bom referencial para pensarmos no que queremos para esse ano”, explicou Diniz.

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL X VASCO

MIRASSOL – Walter; Daniel Borges, João Victor, Willian Machado e Reinaldo; Neto Moura, José Aldo e Eduardo; Alesson, André Luís e Negueba. Técnico: Rafael Guanaes.

VASCO – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Cauan Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andrés Gómez, GB e Nuno Moreira. Técnico: Fernando Diniz.

ÁRBITRO – Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE).

HORÁRIO – 20h.

LOCAL – Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).