Na sua tentativa de se manter na elite do futebol brasileiro, o Vitória enfrenta o Mirassol neste sábado, às 16h, no Barradão, em Salvador (BA) pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em lados opostos da tabela, o time baiano luta para ganhar fôlego contra o rebaixamento, enquanto a equipe paulista busca confirmar vaga direta na próxima Copa Libertadores.
Com 63 pontos e na surpreendente quarta colocação, o Mirassol vive campanha histórica. Se vencer vai aos 66 pontos e pode antecipar sua vaga na fase de grupos na sua primeira participação na competição sul-americana. Invicto em casa, com 12 vitórias e seis empates, o desafio agora é melhorar o rendimento como visitante, já que venceu apenas uma das últimas cinco partidas fora, contra o lanterna Sport, por 2 a 1.
O Vitória soma 39 pontos e chega embalado por uma sequência de quatro jogos sem derrota. A série recente o manteve vivo na briga pela permanência e aumentou a confiança para este confronto decisivo.
No histórico recente, os times se enfrentaram apenas uma vez em Salvador, com empate sem gols pela Série B de 2023. O duelo promete clima tenso e arquibancadas cheias no Barradão.
A principal baixa do Mirassol é o zagueiro Jemmes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Gabriel Knesowitsch assume a vaga e formará dupla com João Victor na defesa.
Do meio para frente, o técnico Rafael Guanaes ganha alternativas importantes. O volante Neto Moura retorna de suspensão, enquanto Shaylon e Guilherme Marques, que ficaram fora contra o Ceará, treinaram normalmente e devem ser relacionados, embora sem garantia de titularidade.
“Esperamos um jogo muito competitivo, contra um adversário forte, que precisa da vitória. Precisamos ser inteligentes e manter nosso padrão, mesmo fora de casa”, afirmou Rafael Guanaes.
Do outro lado, há expectativa pelo retorno de Willian Oliveira ao time inicial do Vitória após cumprir suspensão. Ronald iria para a reserva. Renato Kayzer, que marcou contra o Sport, surge como forte candidato a iniciar a partida no comando do ataque. Renzo López ficaria no banco.
Com desfalques, o técnico Jair Ventura segue sem poder contar com Alexandre Fintelman, Lucas Arcanjo, Jamerson e Rúben Ismael, todos em recuperação e já fora da temporada.
“É um jogo de extrema importância. Precisamos manter a competitividade e a entrega que tivemos nas últimas rodadas, porque cada ponto agora é decisivo”, destacou Jair Ventura.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA X MIRASSOL
VITÓRIA – Thiago Couto; Edu, Camutanga e Lucas Halter; Cáceres, Baralhas, Willian Oliveira e Ramon; Erick, Aitor Cantalapiedra e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
MIRASSOL – Walter; Lucas Ramon, João Victor, Gabriel Knesowitsch e Reinaldo; José Aldo, Danielzinho e Gabriel; Negueba, Alesson (Carlos Eduardo) e Chico da Costa (Cristian). Técnico: Rafael Guanaes.
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).
HORÁRIO – 16h.
LOCAL – Barradão, em Salvador (BA).