Ministros da UE aprovam nova rodada de sanções contra Irã

BRUXELAS, 29 JAN (ANSA) – Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia aprovaram nesta quinta-feira (29) um novo pacote de sanções contra o Irã, como parte da crescente pressão dos países ocidentais para enfraquecer o regime dos aiatolás.   

A medida chega na esteira da onda de manifestações que chacoalhou a nação persa entre o fim de dezembro e o início de janeiro, movimento reprimido duramente pelas forças de segurança, que, segundo números divulgados por organizações de dissidentes no exterior, teriam deixado milhares de civis mortos.   

As sanções atingem 21 indivíduos e entidades acusados de envolvimento na repressão aos protestos populares e 10 sujeitos ligados ao fornecimento de armamentos iranianos para a Rússia na guerra contra a Ucrânia.   

O pacote prevê a proibição de entrada no território da UE e o congelamento de eventuais bens sob jurisdição europeia. Os ministros das Relações Exteriores do bloco estão reunidos em Bruxelas e também discutem a possível designação do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, também chamada de “Guarda Revolucionária” ou “Pasdaran”, como organização terrorista.   

Esse grupo tem como objetivo proteger o sistema político instaurado após a Revolução Islâmica de 1979 e está intimamente ligado ao aparato repressivo em Teerã.   

“Estamos caminhando para um acordo político para incluir o Pasdaran no elenco de organizações terroristas. Parece haver uma grande convergência da parte de todos os países após o que aconteceu nas últimas semanas”, disse o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, ao chegar em Bruxelas.   

A Guarda Revolucionária já é considerada terrorista pelos Estados Unidos, que têm fortalecido sua presença naval no Oriente Médio para pressionar o regime dos aiatolás.   

Segundo a emissora britânica BBC, os EUA já acumulam ao menos 10 navios de guerra na região, com a recente chegada do contratorpedeiro USS Delbert. A frota inclui o porta-aviões USS Abraham Lincoln. (ANSA).