O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, afirmou que o período de recuo nos preços do petróleo está perto do fim, além de pedir novos investimentos para se evitar problemas na oferta no futuro. Durante uma conferência sobre a commodity em Londres, a principal autoridade do país no setor de petróleo disse que o acordo preliminar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) do mês passado para cortar modestamente sua produção apressará o reequilíbrio que já caminha para ocorrer entre a oferta e a demanda.

“Nós estamos no fim de um período de fraqueza considerável”, disse Falih a uma plateia que incluía altos executivos de petroleiras como a Exxon, a Royal Dutch Shell e a Total.

Em seus cinco meses como ministro da Energia saudita, Falih tem tocado uma importante mudança na política do reino para o petróleo, abandonando as estratégias voltadas para sobreviver em uma era de preços muito baixos. O ministro tem, em vez disso, levado o reino de volta para a direção de seu papel tradicional de estabilizar os preços ao regular a produção da Opep, o cartel de 14 países que controla mais de um terço da produção mundial. Fonte: Dow Jones Newswires.