O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de 44 anos, está internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília. Segundo a unidade de saúde, o quadro dele é estável. O diretor do hospital, general Rui Matsuda, afirmou ao Estado que Ricardo Salles está passando por uma série de exames, mas não informou quais são eles. O ministro passou mal nesta terça-feira, 27, no fim do dia e se internou para a realização de exames. Não há perspectiva de alta. Um novo boletim deverá ser divulgado às 16 horas desta quarta-feira, 28.

“No momento da admissão, encontrava-se assintomático”, diz o boletim de médico. “Entretanto, a equipe assistente optou pela internação hospitalar para realização de exames de rotina. Evoluiu durante o período noturno sem intercorrências clínicas. Atualmente, segue com quadro clínico estável.”

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou há pouco que Salles receberá alta do hospital nesta quarta-feira à tarde. “Foi estresse… vamos dizer.. ambiental”, afirmou o ministro da Defesa. Segundo ele, as providências para alta já estão sendo tomadas.

Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Salles terá alta hospitalar em breve. “Ele vai ter alta e vai vir me ver daqui a pouco. Ele está com saudade de mim”, disse o presidente rindo, ao ser questionado se pretendia visitar Salles no hospital. Bolsonaro falou rapidamente com jornalistas após participar de cerimônia em homenagem ao Dia do Voluntariado, no Palácio do Planalto.

Salles era esperado na manhã desta quarta em evento da Marinha, onde será assinado um acordo de cooperação que trata sobre o lixo marinho.

Segundo uma fonte ouvida pelo Estado, o ministro chegou a ser levado à unidade de terapia intensiva (UTI), foi submetido a exames cardiológicos e já está sendo transferido para uma quarto para seguir em “observação”.