O ministro do Interior da França pediu, nesta quarta-feira (18), aos prefeitos que aumentem o dispositivo de segurança para as semifinais do Mundial de Rúgbi, cuja final será disputada no próximo dia 28.

Em telegrama ao qual a AFP teve acesso, o ministro Gérald Darmanin explica que “o aumento da ameaça sobre o território nacional, materializada pela passagem para o nível de vigilância “emergência por atentado”, necessita de uma vigilância especial nos locais de acompanhamento e celebração da Copa do Mundo.

O governo elevou o nível de vigilância depois que o professor francês Dominique Bernard foi morto a facadas na última sexta-feira por um ex-aluno convertido em radical islâmico.

Segundo Darmanin, o objetivo do aumento do dispositivo de segurança é “a prevenção de atos de terrorismo, além da continuidade da atividade e preservação da popularidade do evento, apesar dos contextos internacional e nacional”.

“Embora as próximas partidas vão ser disputadas exclusivamente no Stade de France, será implementado um dispositivo de segurança máxima para o conjunto dos eventos associados”, ressaltou o ministro.

sm/bfa/jld/iga/mb/lb/mvv