Ministro diz que futebol italiano precisa de ‘profunda reflexão’

SÃO PAULO, 17 NOV (ANSA) – Após a Azzurra ter sido encaminhada para a repescagem da Copa do Mundo pela terceira vez seguida, o ministro do Esporte da Itália, Andrea Abodi, reclamou que as jovens promessas têm pouco espaço e afirmou que o futebol italiano precisa passar por uma “profunda reflexão”.   

O chefe da pasta disse considerar estranhas as dificuldades que a tetracampeã do mundo vem enfrentando para voltar a conquistar bons resultados, situação que contrasta com o desempenho positivo de diversas outras modalidades esportivas, como o tênis e o vôlei, por exemplo.   

“Todas as outras modalidades demonstram que ainda temos talento, e é estranho que no futebol estejamos com dificuldades para emergir. Claramente, precisamos fazer uma reflexão profunda. Não é como se pudéssemos mudar as coisas de agora até março, mas precisamos entender que, em tempos difíceis, devemos nos concentrar no objetivo imediato, sem deixar de planejar o futuro”, disse Abodi em entrevista à emissora pública Rai.   

O ministro avaliou que a Itália “sacrificou o talento” dos jogadores do país, pois “há muito mais foco na funcionalidade do jogo do que no talento em si”.   

A Azzurra foi derrotada pela Noruega por 4 a 1 nas Eliminatórias Europeias e precisará disputar pela terceira vez consecutiva a repescagem da Copa do Mundo para tentar voltar a participar do megaevento da Fifa. (ANSA).