O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), afirmou que o apagão cibernético global não afetou as operações de aeroportos no Brasil. Uma pane na atualização de um software da empresa de segurança CrowdStrike afetou sistemas bancários, de telecomunicações e impediu voos em diversas regiões do mundo nesta sexta-feira, 19.

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“Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu o ministro no X (antigo Twitter).

O Ministério de Portos e Aeroportos informou que o apagão cibernético global “impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”.

Uma grande falha nos sistemas de TI da empresa de segurança afetou diversas atividades ao redor do mundo. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos suspenderam os voos no início da manhã desta sexta-feira. A empresa aérea Ryanair, uma das maiores na Europa, pediu aos passageiros que chegassem aos aeroportos com três horas de antecedência para evitar transtornos.

O CEO da CrowdStrike afirmou que o apagão cibernético mundial foi identificado e está sendo corrigido.

Ao site IstoÉ, a Inframerica informou que cinco voos da Azul partiram do Aeroporto de Brasília com atraso superior a 15 minutos. Já no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, dois voos atrasaram a decolagem e outros dois voos chegaram com atraso. No Aeroporto de Goiânia (GO), dois voos partiram com atrasos. O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, comunicou que não houve impacto nas operações.

A companhia aérea Azul disse, por meio de nota, que houve uma intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas e, por conta disso, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. “A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”.

A Gol comunicou que, até o momento, não houve impacto nas operações, e o Grupo Latam informou que não havia registrado impactos diante da queda massiva de sistemas globais, porém recomenda aos passageiros que verifiquem o status dos voos.

A FAB (Força Aérea Brasileira) , por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que não foi afetada pelo apagão cibernético, que atingiu alguns países. A FAB destacou, ainda, que o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo DECEA, permaneceu operando normalmente durante o período. Dessa forma, não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações.