Ministra francesa diz que acordo na COP30 ainda está distante

BELÉM, 19 NOV (ANSA) – A ministra do Meio Ambiente da França, Monique Barbut, afirmou nesta quarta-feira (19) que os governos ainda estão longe de chegar a um acordo nas negociações climáticas da COP30, em Belém.   

Apesar de afirmar que uma decisão sobre a conferência não será tomada hoje, a política europeia disse estar “mais otimista” do que nos dias anteriores.   

“Não haverá uma decisão da COP hoje, não vejo como isso possa acontecer. No entanto, sim, houve algum progresso, mas ainda estamos longe do objetivo, porque, para nós, é necessário um pacote abrangente”, declarou Barbut.   

A ministra avaliou que o texto ainda precisa preencher grandes lacunas relacionadas aos compromissos financeiros dos países desenvolvidos, às medidas comerciais “unilaterais” e à eliminação gradual dos combustíveis fósseis.   

O Brasil, anfitrião da COP30, publicou uma minuta de acordo na última terça-feira (18), na tentativa de garantir um consenso entre as nações sobre os pontos mais controversos ainda hoje, dois dias antes do encerramento previsto da conferência em Belém. (ANSA).