Geral

Ministra do STF atende PGR e abre inquérito para investigar o ministro Ricardo Salles

Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, será investigado após a autorização da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). O inquérito foi um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR havia apresentado no último mês de abril, uma notícia-crime contra Salles na qual alegou que o ministro tentou atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira no Brasil, deflagrada na Operação Handroanthus.

A informação foi protocolada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, então superintendente da PF no Amazonas. Após o ato, o governo mudou o comando do órgão no estado.

Com base nas informações, Cármen Lúcia decidiu que “a veracidade e a autoria” da notícia-crime será averiguada e considerou “imprescindível” a análise das alegações mencionadas contra o ministro.

“A investigação penal é dever jurídico do Estado e constitui resposta legítima do ente estatal ao que se contém na notícia do crime. A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede que os órgãos públicos competentes ignorem o que se aponta na notícia, sendo imprescindível a apuração dos fatos delatados, com o consequente e necessário aprofundamento da investigação estatal e conclusão sobre o que noticiado”, escreveu.

Vale lembrar que o ministro do Meio Ambiente já foi alvo da Operação Akuanduba, também da PF, que foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. A investigação contra Salles apura se há facilitação para a exportação ilegal de madeira do Brasil para os Estados Unidos.

Em sua defesa, Salles considerou a notícia-crime como “infundada” e comunicou ter participado de uma reunião com empresários para conversar sobre a Operação Handroanthus.

Veja também
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Viih Tube é elogiada por look transparente com fio-dental após ataque de haters
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Vídeo: Apresentadora é arrastada por cachorro durante programa ao vivo
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio