(ANSA) – BRASILIA, 29 LUG – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), defendeu o avanço do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) durante uma reunião com representantes do bloco europeu em Brasília, ocorrida em meio a tensão diplomática com os Estados Unidos.
A declaração foi feita nesta terça-feira (29), a três dias da entrada em vigor do tarifaço anunciado pelo governo americano.
“Eu acredito que a constituição desse acordo mais do que uma questão econômica, também seja um ato político, demonstrando que nós temos relações bilaterais. O Brasil abriu muito seu comércio”, destacou a ministra.
“O presidente Lula foi muito importante nisso. Hoje a gente não tem uma hegemonia para nossas vendas. Nós temos um mercado muito amplo no mundo. E claro que a UE nos interessa muito. E esse acordo vem sendo discutido há muito tempo. Então espero que avance”, acrescentou.
A ministra participou da 9ª Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil-UE, realizada no Itamaraty, que contou com a presença de representantes do Conselho Econômico e Social Europeu, cujo presidente é Oliver Ropke.
“Nunca nos recusamos a negociar em termos justos com nossos parceiros comerciais, e os companheiros da UE sabem disso. Mas não podemos aceitar ? nenhum país soberano pode aceitar ? ingerência externa nos processos e decisões do seu Poder Judicial”, declarou. (ANSA).