O governo japonês está pronto para intervir no mercado cambial, afirmou nesta terça-feira, 23, a ministra das Finanças, Satsuki Katayama, ao alertar contra um enfraquecimento rápido do iene. Katayama classificou os movimentos recentes da moeda japonesa como especulativos e não condizentes com os fundamentos econômicos.
“Tomaremos ações contra movimentos excessivos, inclusive aqueles impulsionados por especulação”, disse a ministra em coletiva de imprensa. Segundo ela, o governo tem “carta branca” para responder.
Os comentários vieram depois de o iene ter se desvalorizado, apesar de o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) ter elevado a taxa de juros na sexta-feira para 0,75%, o maior nível em três décadas.
O presidente do BoJ, Kazuo Ueda, tem demonstrado confiança crescente na dinâmica entre salários e preços do país e prometeu buscar oportunidades para ajustar ainda mais a política monetária. No entanto, a falta de um cronograma claro para novos apertos levou à depreciação do iene.
Enquanto isso, o rendimento do título público japonês de 10 anos, referência do mercado, alcançou na segunda-feira a máxima em quase 27 anos, de 2,1%, em meio às expectativas de novas altas de juros. Fonte: Dow Jones Newswires.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado