Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, concedeu uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (22), sobre os ataques racistas contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, ocorridos no último domingo (21), em partida válida pelo campeonato espanhol, contra o Valência.
Ela iniciou prestando solidariedade ao Vinícius e afirmou que entrou em contato com a família do atleta. “É inadmissível em 2023 ter que falar de racismo”.
Anielle também abordou que o histórico da La Liga “não é bom, é bem racista”. “Casos como esse já tinham ocorrido e a La Liga não se posiciona”.
“Por isso, com o governo da Espanha, através do meio ministério público, vamos notificar para que seja investigado todos os casos e que respondam pelos seus atos”. Ela fala que ambos os países estão em contato sobre o tema.
“Com o governo da Espanha, junto com a ministra da Igualdade, a ministra Irene [Montero], que tem dentro de seu ministério uma diretora negra, que é a Rita, a gente vai através do Ministério Público notificar para que seja investigada a La Liga e todos os casos. Não dá para ficar só na coisa do ‘repudiamos, numa nota’ sem ação concreta. Agora a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados. Que respondam pelos seus atos”, completou.
Ministério da Igualdade Racial
Vale destacar que ontem (21) a pasta emitiu uma nota em solidariedade ao jogador.
Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências.
— Ministério da Igualdade Racial 🇧🇷 (@igualracial_gov) May 21, 2023
La Liga
Em nota à imprensa, sobre os incidentes da partida, a La Liga afirmou que “solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido. Concluída a investigação, se algum crime de ódio for identificado, a LaLiga tomará as medidas legais cabíveis. A LaLiga também investigará imagens de insultos racistas supostamente dirigidos a Vinícius Jr. do lado de fora do Estádio de Mestalla”.
A liga espanhola ressalta que tem sido proativa diante de todos os incidentes racistas contra o jogador do Real Madrid.
E termina com “a LaLiga luta há anos contra esse tipo de comportamento, além de promover os valores positivos do esporte, não apenas dentro do campo, mas também fora dele”.
Entenda o caso
- Em partida pelo campeonato espanhol, neste domingo (21), o Real Madrid perdeu para o Valencia por 1 a 0. Mas a partida ficou marcada por insultos racistas contra Vinícius Júnior.
- Aos 27 minutos do segundo tempo, o brasileiro foi vítima novamente de racismo. O jogador identificou o torcedor e denunciou ao árbitro.
- A partida foi paralisada e a torcida do Valencia proclamou gritos de ‘macaco’ direcionados o brasileiro.
- Depois, aos 50 minutos, confusão entre os jogadores. Em discussão dentro da área, o juiz expulsou Vinícius Júnior por uma possível agressão ao adversário.