O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu inquérito para investigar o rompimento de uma tubulação que provocou a entrada de um material escuro nas praias de Arraial do Cabo. As águas da cidade, chamada de ‘Caribe brasileiro’, mudaram de cor nos últimos dias e se tornaram impróprias para o banho. As informações  são do G1.

Amostras da água foram coletadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em duas praias de Arraial do Cabo na terça-feira (29) para saber se elas estão contaminadas. Um terceiro local será inspecionado nesta quarta-feira (30).

No inquérito instaurado pelo Ministério Público, a concessionária Prolagos e a Prefeitura de Arraial do Cabo precisam dar esclarecimentos sobre o ocorrido. As duas partes, porém, ainda não responderam o MP. Segundo informações, a tubulação da prefeitura se rompeu após uma forte chuva na última semana, levando os dejetos para as praias.

A prefeitura de Arraial do Cabo afirmou que as praias estão sendo monitoradas por equipes da Guarda Ambiental Marítima e Defesa Civil.  Um mutirão para a limpeza de lixos e microlixos também será realizado.