Ministério da Saúde de Gaza reporta 32 mortos em 48 horas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, anunciou neste sábado (11) que pelo menos 32 pessoas foram mortas nas últimas 48 horas no território palestino, palco de mais de 15 meses de guerra com Israel.

Isso eleva o número total de mortos para 46.537, disse em um comunicado, acrescentando que 109.571 pessoas também ficaram feridas em Gaza desde o início da guerra, que foi desencadeada por um ataque do movimento islamista palestino Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

O ministério disse que havia acrescentado 499 pessoas mortas nos últimos meses ao seu número de mortos, mas apenas dados incompletos estavam disponíveis no momento.

Um estudo publicado na sexta-feira na prestigiosa revista médica britânica The Lancet estima que o número de mortes em Gaza durante os primeiros nove meses da guerra entre Israel e o Hamas foi cerca de 40% maior do que o registrado pelas autoridades de saúde palestinas.

Israel questiona a credibilidade dos dados do Ministério da Saúde do Hamas, mas a ONU os considera confiáveis.

O estudo da Lancet não inclui pessoas desaparecidas.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) declarou que cerca de 10.000 habitantes de Gaza que estão desaparecidos podem estar enterrados sob os escombros.

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.208 pessoas, a maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses.

az-sdu/bfi/mab/jvb/dd