Ministério da Defesa sírio anuncia trégua de 4 dias com curdos

O Ministério da Defesa da Síria anunciou nesta terça-feira (20) um cessar-fogo de quatro dias com os curdos no norte do país, depois de a Presidência informar sobre um “entendimento” com essa importante minoria a respeito de seu reduto em Hasakah.

“Anunciamos um cessar-fogo (…) a partir das 20h00 [14h00 de Brasília]” por um período de “quatro dias”, em cumprimento do “acordo entre o Estado sírio e as Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelos curdos)”, informou o ministério em um comunicado.

O anúncio ocorre após o fracasso de tentativas anteriores de trégua e depois de a Presidência ter informado que os curdos tinham “quatro dias a partir da noite de terça-feira” para propor um plano de “integração pacífica” da província de Hasakah ao Estado sírio.

O Exército, prometeu a Presidência, não entrará nas localidades curdas dessa região.

As forças curdas se comprometeram a respeitar o cessar-fogo. “Anunciamos o compromisso total de nossas forças com o cessar-fogo (…) Não iniciaremos nenhuma ação militar se nossas forças não forem alvo de ataques”, escreveram as FDS em um comunicado.

Os curdos instauraram uma zona autônoma no norte e nordeste da Síria durante a guerra civil (2011-2024). Durante anos, lideraram as poderosas FDS, ponta de lança da luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico, derrotado na Síria em 2019.

Washington apoiou durante anos as FDS, mas agora respalda as autoridades de Damasco, que se esforçam para unificar o país sob seu comando.

O enviado dos Estados Unidos para a Síria, Tom Barrack, declarou nesta terça-feira que as forças curdas já não tinham razão de existir.

“A missão inicial das FDS como principal força contra o EI no terreno foi em grande parte concluída, já que Damasco está agora pronto para assumir a segurança, em particular o controle dos centros de detenção do EI”, escreveu em sua conta na rede social X.

Os curdos são um povo sem Estado próprio, distribuído pela Síria, Turquia, Iraque e Irã.

bur-lk/at/anb/jvb/dbh/am