Minha Toga, Minha Vida: juízes pressionam pela criação do TRF6
Senado avança no projeto que cria novo Tribunal Federal para atender apenas Minas Gerais

Plenário do Supremo Tribunal Federal
O plenário da Comissão de Constituição e Justiça do Senado lotou hoje de juízes, advogados e políticos – que pretendem voltar semana que vem. Todos ansiosos à espera da aprovação do PL 5919/2019, com relatoria favorável do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), para a criação de mais um Tribunal Regional Federal.
Caso seja aprovado, o TRF6 pretende atender apenas o Estado de Minas Gerais (reduto do relator). Minas, hoje, compõe o TRF1, tribunal com atuação em 14 Estados (Toda a região Norte; a Centro-Oeste, com exceção de MS; MA, PI e BA no Nordeste; e Minas).
Há um outro PL em tramitação conjunta, o 5977. É o que torna permanentes na carreira, em tribunais federais, os juízes substitutos.
A criação do novo tribunal, com forte lobby junto ao Congresso, visa destravar as pautas do TRF1 – juízes alegam até 20 mil processos por magistrado), porém ao custo de centenas de milhões de reais aos cofres públicos, com nova sede, estrutura, carreiras e contratação de servidores.
O grupo saiu frustrado hoje da CCJ. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu vista e o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão, remarcou nova votação para a próxima quarta-feira (22). Só falta os juízes entrarem de toga e malhete na Comissão para pressionar.
O lobby judicial é antigo. Em junho de 2013, o então vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), viajou o país no jatinho da FAB atendendo a lobby do Judiciário para a criação de mais quatro TRFs. E promulgou a Proposta de Emenda à Constituição que autorizava os novos tribunais – em Minas, Amazonas, Bahia e Paraná (seu reduto eleitoral).
Mas o presidente do STF àquela ocasião, ministro Joaquim Barbosa, um mês depois suspendeu o ato legislativo, atendendo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Nacional dos Procuradores Federais.
Na ação, os procuradores alegaram que só o Supremo poderia autorizar a criação de novos tribunais. E este novo TRF6 de Minas, então, ainda tem este desafio extra.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua