“Minha luta é para que as pessoas respeitem as diferenças”, diz Cris Vianna

Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Cris Vianna foi convidada pelo coletivo Resenha das Pretas para uma live no Instagram com o tema ‘Mulher preta encena’. A atriz conversou com a produtora cultural Clarisse Miranda sobre representatividade, racismo e atuação.

Cris Vianna está no ar vivendo Dagmar dos Anjos na reprise da novela ‘Fina Estampa’, 2011, de Aguinaldo Silva, fez sua estreia nas telinhas em ‘América’, de Gloria Perez, como a dançarina Drica. Antes de se tornar atriz, Cris trabalhou por dez anos como modelo.

“Nós, atrizes, mulheres negras, não nos encaixamos em único papel específico, somos muitas, múltiplos pensamentos, origens e possibilidades, por isso os autores precisam ampliar as nossas possibilidades de atuação,” frisa.

Sobre a carreira, Cris afirma que ainda não viveu o papel de sua vida. “Nesses 16 anos de carreira, eu ainda não vivi a personagem da minha vida, mas espero encontrar em breve, porque ainda vou trabalhar por muitos anos. Quero conquistar narrativas muito maiores em que eu possa orgulhar e agradecer”.

“Eu sou a única preta do meu prédio. Eu acho engraçado quando as pessoas dizem: somos todos iguais, mas eu luto é para as pessoas respeitarem as diferenças. Eu não compro e nem nunca comprei esse texto. É uma grande ilusão isso”.

No dia 1º de dezembro de 2015, a atriz foi vítima de racismo na internet, junto à jornalista Maria Júlia Coutinho e Taís Araújo.