Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – O minério de ferro caiu na bolsa de Dalian para uma mínima de três semanas nesta quinta-feira, enquanto os preços do ingrediente siderúrgico ficaram voláteis em Cingapura, pressionados por preocupações com a fraca demanda de aço e o aumento da oferta na China.

Uma onda de calor recorde que atingiu várias regiões da China, maior produtora mundial de aço, causou escassez de energia, forçando as autoridades a racionar eletricidade, priorizando o consumo residencial em relação ao industrial.

Algumas siderúrgicas receberam ordens para interromper ou reduzir as operações e a demanda por aço também foi reduzida no curto prazo, disseram analistas.

O contrato de minério de ferro mais negociado para janeiro de 2023 na Dalian Commodity Exchange caiu 4,3%, para 676,50 iuanes (99,60 dólares) a tonelada, o menor nível desde 27 de julho.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro subiu 1,4%, para 103,05 dólares a tonelada, depois de cair 0,4% no início da sessão.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Questões sobre a produção de aço, estoques crescentes e números econômicos ainda fracos estão tornando difícil justificar os fortes preços do minério de ferro”, escreveu o colunista da Reuters Clyde Russell.

“No curto prazo, a demanda foi suprimida devido a altas temperaturas e cortes de energia em todo o país”, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7H0F8-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias