Principais brasileiros no Circuito Mundial de Surfe, Adriano Souza, o Mineirinho, Gabriel Medina e Filipe Toledo, o Filipinho, cumpriram suas tarefas e avançaram na etapa de Trestles, na Califórnia. Os três venceram suas baterias nesta segunda-feira e foram os únicos surfistas do País a irem direto para o terceiro estágio da competição.

Sexto colocado na temporada, sendo o melhor brasileiro, Mineirinho foi o primeiro destes a ir à água nesta segunda. Logo na bateria inicial do dia, ele encarou dois compatriotas nas ondas californianas e levou a melhor. Com notas de 7,67 e 6,83, somou 14,50 e deixou para trás Miguel Pupo, com 9,67, e Wiggolly Dantas, com 6,90.

Já Gabriel Medina teve mais trabalho para avançar à terceira fase. Com 5,67 e 8, somou 13,67 de nota e superou por pouco o norte-americano Nat Young, que ficou com 13,03. A terceira colocação na sétima bateria ficou com o australiano Adrian Buchan, que somou apenas 9,30.

Dos três brasileiros, porém, quem teve a melhor exibição foi Filipinho. Com direito a uma onda que lhe rendeu 9,43 de nota, ele somou 17,60 e deixou para trás o italiano Leonardo Fioravanti, com 15,86, e o francês Joan Duru, com 14,07.

Líder da temporada, o sul-africano Jordy Smith também venceu sua bateria e avançou direto à terceira fase, assim como o segundo colocado, o havaiano John John Florence, atual campeão do Circuito. Terceiro colocado na tabela, o australiano Matt Wilkinson decepcionou, caiu em sua bateria e na repescagem e foi eliminado.

Os brasileiros que foram para a repescagem terão que esperar até esta terça para irem à água. Jadson André encara o norte-americano Kolohe Andino, Miguel Pupo pega o polinésio Michel Bourez, Wiggolly Dantas duela com o italiano Leonardo Fioravanti, Caio Ibelli enfrenta o norte-americano Kanoa Igarashi, Italo Ferreira encara o australiano Jack Freestone e Ian Gouveia fecha a segunda fase contra o havaiano Ezekiel Lau.