Militares venezuelanos começaram a desocupar áreas próximas a uma mina de ouro ilegal que desmoronou na terça-feira passada no sul do país, deixando pelo menos 16 mortos, informou um alto oficial das Forças Armadas.

“A evacuação da mina ilegal ‘Bulla Loca’, no estado de Bolívar, começou”, anunciou na noite de sexta-feira o general Domingo Hernández Lárez, chefe do comando estratégico operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

“Cidadãos dedicados à mineração ilegal, de forma dissimulada e violando a ordenação jurídica territorial, adentraram na Reserva Florestal de La Paragua com o objetivo de escavar o solo com atividades mineradoras, sendo esta uma área protegida pelo Estado, onde por lei o desmatamento e a mineração são totalmente proibidas”, acrescentou Hernández Lárez em sua mensagem na rede social X.

Pelo menos 384 pessoas foram retiradas, segundo o comandante, que divulgou fotografias de mineiros embarcando em barcos com militares.

Ele não explicou se as pessoas serão processadas.

O acidente ocorreu perto da cidade de La Paragua. Dezenas de mineiros estavam trabalhando na pedreira a céu aberto quando ocorreu um deslizamento de terra que os arrastou, conforme vídeo divulgado por funcionários do governo.

O governador de Bolívar, Ángel Marcano, confirmou na sexta-feira que o número de mortos na tragédia é de 16 e rejeitou relatos sobre um maior número de vítimas.

erc/mel/dd/fp