Mundo

Militar da Venezuela é condenado por morte de manifestante

Militar da Venezuela é condenado por morte de manifestante

(Arquivo) Ativistas da oposição confrontam a polícia de choque durante um protesto contra o governo do presidente Nicolas Maduro, em Caracas, Venezuela, em 28 de julho de 2017 - AFP


Um sargento acusado pela morte de um estudante durante um protesto contra o governo foi condenado a 23 anos de prisão, após ter sido absolvido em um primeiro julgamento, informou nesta sexta-feira o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab.

“O sargento Arli Méndez Terán foi condenado a pedido do Ministério Público como responsável pela morte de David Vallenilla, 22. A pena será de 23 anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e uso indevido de arma orgânica # JUSTIÇA”, tuitou o procurador.

A decisão foi anunciada depois que a Justiça venezuelana decretou, em 1º de outubro, a nulidade do julgamento contra o militar e ordenou um novo processo, após a absolvição do mesmo. A morte de Vallenilla ocorreu durante os protestos de 2017 contra o presidente Nicolás Maduro.

“Essa condenação em matéria de sanção a violadores dos direitos humanos é muito importante para a nossa gestão, porque ratifica com fatos, e não palavras, nosso compromisso de fazer justiça, não apenas em casos emblemáticos, como o de Vallenilla, mas também em todos aqueles que violarem a dignidade humana”, declarou Tarek Saab à AFP.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), que iniciou em 2018 exames preliminares contra a Venezuela por suspeita de crimes contra a humanidade, denunciou o que chamou de falta de ação das autoridades em investigações de abusos cometidos pelas forças de segurança, segundo um relatório divulgado em agosto, rejeitado pelas autoridades do país caribenho. Saab ressaltou que 186 policiais e militares foram condenados por violações dos direitos humanos desde 2017.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais