A polícia holandesa anunciou neste sábado (12) a detenção de 130 ativistas do movimento ecologista Extinction Rebellion (XR) durante o bloqueio a uma ponte em Amsterdã.

Os ativistas participam de uma semana mundial de desobediência civil para reivindicar medidas contra o aquecimento global.

“A polícia fez, até agora, 130 detenções na ponte Blauwbrug”, no centro da capital, declarou a corporação em sua conta no Twitter.

Dezenas de pessoas estavam reunidas ali por volta das 9h (4h em Brasília), segundo veículos locais.

O bloqueio da ponte, que liga as principais vias do centro de Amsterdã, não estava autorizado pelas autoridades.

Várias ações já foram realizadas em várias capitais mundiais nos últimos dias, no âmbito de uma mobilização mundial convocada pelo XR. O movimento surgiu há um ano, no Reino Unido, para exigir dos governos medidas drásticas contra a mudança climática.

Em Amsterdã, os ativistas deste movimento multiplicaram suas ações esta semana. Na segunda-feira, cerca de 80 pessoas já haviam sido detidas em uma concentração do lado de fora do Museu Rijksmuseum.

Na França, algumas centenas de militantes bloquearam, neste sábado de manhã, a circulação de veículos nos arredores da Assembleia Nacional em Paris.