Mais de 10 milhões de australianos ficaram sem telefone celular ou Internet nesta quarta-feira (8) devido a uma enorme queda do serviço de uma das principais empresas de telecomunicações do país.

A misteriosa falha na empresa Optus afetou os sistemas de pagamento eletrônico, interrompeu as linhas telefônicas usadas pelas ambulâncias e pela polícia e paralisou temporariamente os trens da cidade de Melbourne na hora do ‘rush’.

A Optus, uma subsidiária da empresa Singtel de Singapura, disse que “alguns” serviços foram restaurados na tarde desta quarta-feira, mas ainda não sabe a causa da falha.

A empresa de telecomunicações, a segunda maior do país com mais de 10 milhões de clientes, identificou o apagão por volta das 4h05, horário de Sydney.

“Até que tenhamos realizado uma análise profunda e exaustiva das causas, não poderemos fornecer mais informações”, disse a CEO da Optus, Kelly Bayer Rosmarin, à rede australiana ABC, afirmando que um apagão como o que ocorreu é algo “muito incomum”.

Segundo a executiva, “não há indícios” de que a falha se deva a uma tentativa de hackear a empresa.

Há cerca de um ano, a gigante das telecomunicações sofreu um ataque cibernético que resultou no roubo de dados pessoais de mais de nove milhões de clientes.

Várias organizações e empresas confirmaram que recuperaram a conexão com a Internet, incluindo o Departamento Federal de Educação, o Royal Hospital de Melbourne e o Commonwalth Bank.

– “Vergonha absoluta” –

Dezenas de hospitais não podiam receber ligações. Além disso, os telefones fixos dos clientes Optus também não conseguiam fazer chamadas de emergência.

No meio da hora do rush, o serviço ferroviário em Melbourne foi prejudicado por “um corte nas comunicações”.

A companhia aérea Virgin Australia e a seguradora de saúde Bupa também relataram problemas.

A ministra de Comunicações, Michelle Rowland, disse que a interrupção do serviço “tem amplas ramificações nos serviços móveis, fixos e de banda larga para clientes Optus”.

O sindicato dos trabalhadores de comunicações da Austrália classificou a falha como uma “vergonha absoluta” e a vinculou a um recente corte de empregos na empresa.

A empresa Ramsay Health Care disse que os telefones de seus 73 hospitais privados e unidades cirúrgicas caíram.

Um cuidador disse à rádio ABC em Melbourne que não conseguiu chamar uma ambulância para um de seus pacientes e teve que “correr para a rua e pedir o celular de alguém que estava passeando com o cachorro”.

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