Milhares de roteiristas de Hollywood entram em greve

NOVA YORK, 2 MAI (ANSA) – Após não chegar a um acordo com os estúdios norte-americanos, os roteiristas de cinema e televisão de Hollywood iniciaram nesta terça-feira (2) uma greve para exigir um aumento salarial.   

A paralisação, que reúne milhares de profissionais, é a primeira em 15 anos convocada pelo Writers Guild of America (WGA). A ação também interrompeu diversas gravações de filmes e programas.   

“Estamos enfrentando uma crise existencial. O comportamento das empresas criou uma economia de freelancers dentro da força de trabalho sindicalizada, e sua posição inflexível nesta negociação traiu um compromisso e desvalorizou ainda mais a profissão”, explicou o WGA.   

A greve ocorre em meio à intensa turbulência econômica e tecnológica em Hollywood, que enfrenta o crescente domínio dos serviços de streaming, o declínio da audiência e até a popularização da inteligência artificial.   

O WGA representa mais de 11 mil profissionais nos Estados Unidos, principalmente de Nova York e Los Angeles. Já a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que defende os estúdios, informou que ofertou “aumentos generosos na remuneração dos roteiristas”. (ANSA).