Milhares de chineses foram a um templo no centro do país neste sábado (09) para prestar homenagem ao Deus da riqueza, coincidindo com a celebração do Ano do Porco, um animal que, segundo a tradição, traz prosperidade.

Como todos os anos no quinto dia do calendário lunar, os peregrinos se reúnem no templo de Guiyuan na grande cidade de Wuhan para o aniversário do deus Caishen.

Lutando contra o frio da primeira hora da manhã, quando o sol ainda não nasceu, os chineses chegaram com incensos queimando no pátio do grande templo budista. A quantidade de incenso queimado é tal que os funcionários do templo precisam remover as cinzas com pás constantemente.

A peregrinação reúne mais de 100.000 pessoas todos os anos em um único dia, segundo a mídia oficial.

“A tradição chinesa afirma que é o aniversário de Caishen, e é por isso que vim celebrá-lo”, explica a AFP Gong Xinwen, uma jovem que assiste essa festa desde que era criança com seus pais.

Neste ano, a jovem que acaba de se casar tem uma pedido especial para Caishen: ter um filho durante o Ano do Porco, para que tenha o signo do zodíaco desse animal, sinônimo de riqueza. “O porco é uma bênção”, afirma.

No centro do templo há uma estátua gigante da Deusa da Misericórdia, Guanyin, que geralmente é visitada por aqueles que pedem um herdeiro.