VERONA, 10 FEV (ANSA) – A Arena de Verona, na Itália, receberá o show de encerramento das Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina D’Ampezzo, com dois espetáculos em 22 de fevereiro, que irão abranger a Piazza Bra e o Teatro Filarmônico, onde o coro e a orquestra da Fundação da Arena se apresentarão.
Entre as estrelas confirmadas estão o astro do balé Roberto Bolle; o compositor Michele Braga e o músico Vittorio Cosma. A Escola de Balé do Teatro de Ópera de Roma, dirigida por Eleonora Abbagnato, e o coreógrafo Diego Tortelli, com o Aterballetto, também farão parte da festa que marca o fim dos Jogos Olímpicos Milão-Cortina 2026.
Outros artistas serão anunciados nos próximos dias.
O tema escolhido para o encerramento é “Beleza em Ação”, uma homenagem à beleza em movimento em todas as suas formas: no esporte, na arte, nas relações humanas e nos locais que sediaram os Jogos.
O evento será inspirado na riqueza cultural e artística da Itália, trazendo uma fusão de ópera, música, dança, cinema, design e tecnologia. Já o cenário remeterá a uma gota d’água, de forma a simbolizar o ciclo natural em constante movimento que une montanhas, planícies, cidades, lagoas, mares e céu.
No dia 6 de março, a Arena de Verona voltará ao protagonismo para receber a abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina.
O tema “Vida em Movimento” é uma homenagem à vida como uma transformação contínua, inspirando-se na linguagem da arte, em sua capacidade de interpretar a complexidade do presente e reescrever seus códigos.
O espetáculo se dará a partir de três pilares, a começar pela arte, com contribuições do maestro Emilio Isgrò, Jago e Marina Apollonio.
Na dança, a apresentação dirigida por Yoann Bourgeois, com participação de Emiliano Pellisari, irá explorar a relação entre corpo, espaço e equilíbrio, enquanto a artista e performer Chiara Bersani irá abordar a deficiência.
Por fim, a música trará um diálogo entre gêneros e linguagens graças à Meduza, Stewart Copeland, Dardust e Vittorio Cosma.
Para a abertura dos Jogos Paralímpicos, foi lançado o projeto “Volare Milão Cortina 2026”: um convite para que o público envie um vídeo com a famosa música italiana “Nel blu, dipinto di blu”.
As contribuições selecionadas formarão uma canção coletiva que acompanhará a cerimônia em 6 de março. (ANSA).