Milan e Manchester United garantiram sua presença nas oitavas de final da Liga Europa de maneiras muito diferentes nesta quinta-feira em uma jornada que também teve as classificações de Ajax e Arsenal.

Já Napoli, Leicester, Lille e Bayer Leverkusen estão entre os mais ilustres eliminados destes 16-avos de final.

O Milan sofreu mais do que o esperado contra o Estrela Vermelha, mas conseguiu se classificar graças ao empate de 1 a 1 na capital da Lombardia e ao 2 a 2 da semana passada em Belgrado.

O time da casa saiu na frente com um gol de pênalti de Franck Kessié (9) e El Fardou Ben Nabouhane empatou aos 24.

Apesar de ter começado numa posição teoricamente favorável devido ao resultado da ida, o time italiano entrou em campo com entusiasmo. Aos sete minutos, Rade Krunic disparou de dentro da área e atingiu o braço de Marko Gobeljic.

Após consulta ao VAR, o árbitro assinalou um pênalti e Kessié converteu.

O gol não abalou o time sérvio. Ben Nabouhane balançou as redes aos 19 minutos mas o árbitro anulou e logo depois o comoriano disparou uma bola no travessão (21).

No final, aos 24, seu esforço foi recompensado quando recebeu uma bola na frente da área, e chutou de pé esquerdo, sem chances para Gianluigi Donnarumma.

O Milan administrou o empate e teve mais tranquilidade quando o time sérvio ficou com 10 em campo após a expulsão de Gobeljic, que recebeu o segundo cartão amarelo (70).

Outro italiano, a Roma teve uma classificação bem mais tranquila diante do Sporting de Braga, vencendo por 3 a 1 (após a vitória de 2 a 0 na ida)

– United avança tranquilo –

Outro gigante, o Manchester United, também se classificou ao empatar em 0 a 0 em Old Trafford com a Real Sociedad, após uma goleada de 4 a 0 no jogo de ida.

Jogadores menos utilizados no time inglês foram escalados desta vez por Ole Gunnar Solskjaer.

A Real Sociedad teve ao menos o consolo de se despedir do torneio tendo feito uma partida melhor do que a primeira.

Aos 13 minutos, Mikel Oyarzabal perdeu um pênalti para o time espanhol.

O português Bruno Fernandes, que marcou dois gols do United na ida, acertou na trave aos 23 e teve uma grande oportunidade aos 36, evitada pela boa defesa do goleiro Álex Remiro.

Aos 49 foi a Real Sociedad que encontrou o travessão, em uma tentativa do francês Modibo Sagnan.

Aos 62, Axel Tuanzebe marcou para o time da casa, mas após a revisão do VAR o árbitro anulou. E assim o placar permaneceu inalterado até o fim.

O time ingçês se classificou mas seu compatriota Leicester não teve o mesmo destino.

Terceiros colocados na Premier League, os ‘Foxes’ perderam por 2 a 0 em casa para o Slavia Praga, após um empate sem gols na primeira partida.

– Ajax vence Lille de novo –

Mais cedo, o Ajax voltou a vencer o Lille, evitando com cautela uma virada dos ‘Dogues’.

O time holandês abriu o placar em uma cobrança de falta aproveitada por Klaassen, de cabeça (15).

Vice da Liga Europa em 2017, o Ajax neutralizou o Lille, que havia prometido lutar, mas parece mais preocupado no momento com sua posição de líder da Ligue 1 francesa.

O suspense durou apenas dez minutos, entre um gol de empate de pênalti de Yazici (78) e o gol da vitória marcado pelo brasileiro David Neres (88).

Já outro holandês, o PSV Eindhoven foi eliminado mesmo vencendo o grego Olympiakos por 2 a 1, já que havia perdido na ida por 4 a 2.

– Arsenal se classifica no sufoco –

Outro vice-campeão da Liga Europa (em 2019), o Arsenal, se classificou ao vencer o Benfica por 3 a 2, em Atenas, na Grécia, em um jogo dramático com duas viradas. Na partida de ida, os dois times haviam empatado em 1 a 1.

O Arsenal teve muitas dificuldades e chegou aos últimos minutos do jogo desta quinta com um empate em 2 a 2 que o deixava fora da competição.

Até que Aubameyang apareceu para finalizar um cruzamento de Bakayo Saka na segunda trave, para a frustração dos portugueses.

Os ‘Gunners’ venceram assim o duelo entre dois times tradicionais que vivem maus momentos: os londrinos estão apenas em décimo primeiro lugar na Premier League e os lisboetas, em quarto lugar na liga portuguesa.

A partida foi disputada na Grécia devido às restrições de entrada no Reino Unido para viajantes vindos de Portugal devido à pandemia de covid-19, o que obrigou a relocação desta partida de volta.

– Napoli eliminado –

Em outros confrontos, os espanhóis Villarreal e Granada terminaram o trabalho que iniciaram com as vitórias por 2 a 0 na semana passada e eliminaram o RB Salzburg e o Napoli, respectivamente.

O Villarreal venceu os austríacos por 2 a 1 em casa, enquanto o Granada avançou apesar da derrota por 2 a 1 para os italianos no Estádio Diego Maradona.

Os aguerridos jogadores do Granada resistiram à pressão e fizeram valer a vantagem conquistada no jogo de ida (2-0).

Já o alemão Hoffenheim foi surpreendido ao perder por 2 a 0 em casa para o Molde e foi eliminado, depois de empatar em 3 a 3 na ida, na Noruega.

Outra eliminação surpresa nesta fase da competição foi a do Bayer Leverkusen, que vem impressionando na Bundesliga mas acabou sendo derrotado pelo Young Boys suíço.

Depois do 4-3 no jogo de ida em Berna, o time alemão precisava apenas de uma vitória de 1 a 0. Mas, os gols desta quinta-feira vieram da equipe suíça (Jordan Siebatcheu, aos 48 e Christian Fassnacht aos 86). O confronto terminou com um placar agregado de 6-3 a favor do Young Boys.

O duelo entre o Glasgow Rangers e o belga Antwerp teve uma chuva de gols, assim como havia ocorrido no primeiro confronto: 5 a 2 para os escoceses, um impressionante placar agregado de 9-5, após o 4 a 3 da ida.

Também nesta quinta-feira, o Shakhtar Donetsk se classificou ao vencer o israelense Maccabi Tel-Aviv por 1 a 0. O time ucraniano havia vencido o jogo de ida por 2 a 0.

— Resultados dos 16-avos de final da Liga Europa:

(+) Tottenham (ING) – Wolfsberg (AUT) 4 – 1 4 – 0

(+) Arsenal (ING) – Benfica (POR) 1 – 1 3 – 2

(+) Glasgow Rangers (SCO) – Royal Antwerp (BEL) 4 – 3 5 – 2

(+) Villarreal (ESP) – Salzburg (AUT) 2 – 0 2 – 1

Hoffenheim (ALE) – (+) Molde (NOR) 3 – 3 0 – 2

Napoli (ITA) – (+) Granada (ESP) 0 – 2 2 – 1

(+) Shakhtar Donetsk (UCR) – Maccabi Tel Aviv (ISR) 2 – 0 1 – 0

(+) Ajax (HOL) – Lille (FRA) 2 – 1 2 – 1

FC Brugge (BEL) – (+) Dínamo de Kiev (UCR) 1 – 1 0 – 1

(+) Manchester United (ENG) – Real Sociedad (ESP) 4 – 0 0 – 0

(+) Milan (ITA) – Estrela Vermelha (SRB) 2 – 2 1 – 1

Leicester (iNG) – (+) Slavia Praga (CZE) 0 – 0 0 – 2

(+) Roma (ITA) – Sporting de Braga (POR) 2 – 0 3 – 1

(+) Dínamo Zagreb (CRO) – FK Krasnodar (RUS) 3 – 2 1 – 0

Bayer Leverkusen (ALE) – (+) Young Boys (SUI) 3 – 4 0 – 2

PSV Eindhoven (HOL) – (+) Olympiakos (GRE) 2 – 4 2 – 1

(+): classificados para as oitavas de final

./bds/dlo/bvo/aam

AFC AJAX

RANGERS INTERNATIONAL FOOTBALL CLUB PLC

AS ROMA

SPORT LISBOA E BENFICA – FUTEBOL

MANCHESTER UNITED