11/07/2024 - 14:18
A Microsoft chegou a um acordo para evitar uma investigação por práticas anticompetitivas na Europa. O acordo foi fechado com a Cispe (Cloud Infrastructure Service Providers in Europe), organização que reúne empresas do setor de cloud no continente europeu.
Após o anúncio do acordo, a Cispe informou que irá desistir de sua ação sobre possíveis práticas antitruste da Microsoft, encaminhada a autoridades de gestão de dados da União Europeia em 2022.
O acordo prevê que a Microsoft terá nove meses para fazer alterações em sistemas de sua plataforma de nuvem, a Azure. Em essência, essas alterações permitiriam a empresas de nuvem oferecer de forma mais fácil as aplicações da Azure em suas plataformas.
Assim como outras grandes empresas do setor, a Microsoft é alvo de questionamentos sobre supostas práticas anticompetitivas em várias partes do mundo. No fim do ano passado, autoridades do Reino Unido recomendaram a investigação da Microsoft e da AWS por supostas práticas anticompetitivas.
Também no ano passado, o Google, terceiro no mercado de nuvem pública com o Google Cloud, acusou a Microsoft de prejudicar a competição no mercado.