ROMA, 28 FEV (ANSA) – A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (28) que vai encerrar o aplicativo de mensagens e videoconferências Skype em 5 de maio de 2025 para se concentrar na plataforma Teams.
A medida foi confirmada em uma mensagem de Jeff Teper, presidente de plataformas e apps colaborativos da Microsoft 365, e decreta o fim de um serviço criado em agosto de 2003 e comprado pela multinacional de tecnologia em 2011 por US$ 8,5 bilhões.
“A maneira como nos comunicamos evoluiu significativamente ao longo dos anos. Nós simplificamos nossas ofertas para que possamos nos adaptar mais facilmente às exigências dos clientes”, explicou Teper.
O Skype permanecerá disponível até 5 de maio de 2025, “dando aos usuários tempo de explorar o Teams e escolher a opção mais adequada”. Durante a fase de transição, a Microsoft permitirá que os usuários migrem de plataforma usando as credenciais do Skype ou exportem os próprios dados, como contatos, conversas e histórico de chamadas.
“Com o Teams, os usuários já têm acesso a muitas das mesmas funcionalidades principais que utilizam no Skype, como chamadas individuais e de grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos”, acrescentou Teper.
Atualmente, cerca de 320 milhões de pessoas no mundo todo já utilizam a plataforma, que ganhou popularidade durante a pandemia de Covid-19, quando muitas empresas adotaram o trabalho remoto.
“O Skype foi parte integrante da definição das comunicações modernas e do apoio a inúmeros momentos significativos, e estamos honrados por ter feito parte desse caminho”, destacou.
(ANSA).