A Microsoft informou nesta segunda-feira que chegou a um acordo para comprar o LinkedIn, uma rede social de contatos profissionais, por US$ 26,2 bilhões em dinheiro. A Microsoft pagará US$ 196 per ação do LinkedIn, um prêmio de 50% em relação ao preço de fechamento do papel na sexta-feira. Em posto em seu blog, a Microsoft afirmou que o LinkedIn manterá a marca, a cultura e a independência. O executivo-chefe do LinkedIn, Jeff Weiner, manterá o posto e se reportará ao executivo-chefe da Microsoft, Satya Nadella. A expectativa é que o acordo seja concluído neste ano.

Após o anúncio, as ações do LinkedIn subiam 48% no pré-mercado em Nova York, enquanto as da Microsoft caíam 0,4%. O LinkedIn tem tido um ano de notícias mistas, com um relatório trimestral otimista de abril que compensa em parte a previsão fraca de fevereiro. Essas projeções da empresa geraram uma onda de venda de suas ações, o que levou o papel a perder quase metade do valor. Cerca de dois terços da receita do LinkedIn vem de sua divisão de soluções de talentos, que ajuda recrutadores a encontrar candidatos para vagas, em contraste com outras redes sociais que dependem em grande medida da receita com publicidade. A unidade gerou US$ 588 milhões em receita no primeiro trimestre, alta de 41% ante igual período de 2015. es.