05/06/2024 - 16:48
Durante uma pauta sobre abuso na infância no programa “Chega Mais”, do SBT, Michelle Barros, de 44 anos, abriu o coração e chorou ao revelar pela primeira vez ter sido vítima de violência sexual quando era mais nova.
+Médico analisa o que pode ter feito Luan Santana passar mal e cancelar show
+Após boatos de Cássia Kis no Retiro dos Artistas, conheça instituição que abriga veteranos aposentados
“É dramático porque fui abusada. Eu nunca falei desse assunto, só meu filho sabe. Passei a tratar meu filho de uma forma diferente por causa disso. Sei o que é e que a gente não vai esquecer. Isso muda sua vida e molda seu comportamento em relação aos seus relacionamentos, a sua vida, a tudo”, desabafou a apresentadora, na manhã de terça-feira, 4.
No matinal, Michelle ainda refletiu sobre a importância de orientar as crianças sobre o assunto: “Se a família fala desde cedo com a criança, fica mais fácil de saber o que é. Eu falava para o meu filho: ‘Não deixa ninguém, nem seu pai, tia, tio, tocar em vocês nesses lugares íntimos, nunca’”.
“É importante falar isso para as crianças, acender o alerta para que não ocorra. Acontece em várias famílias, por todo lugar. E deixa marca para o resto da vida da pessoa, é um problema muito sério, é um problema gravíssimo. A criança não entende, ela passa anos para entender o que aconteceu. Só entendi depois, quando fiquei maior e passei a ter alguns comportamentos reativos. Enfim, transforma a vida das pessoas”, finalizou.
A IstoÉ Gente lista alguns famosos que, assim como Michelle Barros, também já sofreram abuso sexual na infância e falaram sobre o tema. Confira!
Alice Wegmann
Ao falar sobre sua experiência na série ‘Justiça 2’, do Globoplay, na qual sua personagem, Carolina, enfrenta abusos cometidos pelo próprio tio, a atriz Alice Wegmann usou as redes sociais para revelar que passou por algo parecido na vida real.
“Me despedir das personagens é sempre mais difícil do que entrar nelas. Talvez porque dentro eu esteja desde sempre, ou elas dentro de mim. Carolina me trouxe desafios e enfrentamentos muito íntimos, a história dela cruza com a minha e com a de milhares de meninas e mulheres do nosso país”, contou Wegmann.
“A maioria esmagadora de nós já sofreu abusos, dentre eles estupros, assédios e outros tipos de violência. Eu já sofri. Contar essa história que a autora Manuela Dias botou no papel é contar a história de um Brasil real. Dar vida à Carolina foi como dar também um tanto mais de vida a mim mesma. Essa série é, para mim, uma denúncia. Que ‘Justiça 2’ chegue no coração de vocês para questionar, transformar e mudar o curso da história, finalizou.
Anitta
Na série “Vai Anitta”, da Netflix, a cantora revelou o estupro que sofreu quando tinha cerca de 14 anos. Na ocasião, Anitta contou que seu agressor era uma pessoa autoritária e que tinha muito medo dele.
“O que eu sei é que eu peguei isso que eu vivi e transformei numa coisa pra me fazer sair por cima, me fazer sair melhor. Para todos vocês que se perguntam de onde que nasceu Anitta? Nasceu daí. Nasceu da minha vontade e necessidade de ser uma mulher corajosa e que nunca ninguém pudesse machucar, que nunca ninguém pudesse fazer chorar, que nunca ninguém pudesse magoar”, detalhou a artista.
Andressa Urach
Claudia Jimenez
Ao dar uma entrevista à revista Quem em 2012, Claudia Jimenez contou que foi vítima de abuso aos 7 anos de idade. “Era menina e morava na Tijuca. Um senhor me bolinava. Ele comprava muitos chocolates e me convidava para entrar na casa dele”, disse a atriz na época.
Gabriela Prioli
Em entrevista ao jornal O Globo, Gabriela Prioli revelou que sofreu abuso sexual na infância, aos 7 anos de idade. O criminoso era um adolescente que frequentava a casa de sua família.
“Ele era mais velho que eu, e tocava minhas partes íntimas. Não contei para ninguém na época, achava que era uma brincadeira. Só comecei a ver que havia um problema quando percebi que essa era uma memória que me causava muito incômodo”, disse Prioli.
“É como se você tivesse menos valor. Pois você não entende direito o que aconteceu e em alguma medida pensa que, por não ter contado para ninguém, ou resistido com firmeza, a culpa é sua. Mas não é, você era uma criança. É um assunto que eu ainda trabalho em terapia e tem que trabalhar mesmo. Estou fazendo as pazes com as minhas dores”, finalizou ela.
Letícia Sabatella
Luana Piovani
Em entrevista para uma TV portuguesa, Luana Piovani revelou que sofreu abuso sexual por parte de um vizinho quando tinha 7 anos de idade. “Foi na minha infância em Jaboticabal. Fui molestada sexualmente. É um assunto que ainda hoje tenho dificuldade de falar”, declarou a atriz e apresentadora.
Luiz Brunet
Em seu livro “Made in Brazil”, a ex-modelo Luiza Brunet revelou que, aos 14 anos, era abusada pelo vizinho da família da qual trabalhava como empregada doméstica.
Mariana Belém
Marcelo Adnet
Em entrevista ao podcast “Podpah”, o humorista Marcelo Adnet relembrou quando sofreu abuso sexual ainda na infância. Na ocasião, ele contou que foi o avô que o salvou de um homem adulto que estava tentando penetrá-lo.
“Fui estuprado aos 5 anos de idade, mas o cara não chegou a meter mesmo. Quando ele ia meter, o meu avô chegou. Tinha esquecido a carteira em casa. Eu fui salvo”, relatou Adnet.
“Foi uma experiência que me fez pensar: ‘Caraca, o ser humano é um negócio perigoso’. Talvez por isso eu tenha sido uma criança tímida”, continuou.
Marcelo Adnet ainda recordou que, quando um pouco mais velho, sentiu necessidade de compartilhar o acontecido com os pais. “Eu tinha 5 anos quando isso aconteceu. Aí, aos 12, eu descobri que existia a Aids. Eu fiquei assim: ‘tô com Aids. Meu Deus, eu talvez seja aidético!’”
“Aí um dia contei para eles (pais), falei: ‘aconteceu isso e isso’. E eles: ‘meu Deus!’ O cara ninguém sabe mas onde está, faz muito tempo”, finalizou o artista.
Monique Evans
A apresentadora Monique Evans contou que sofreu um estupro aos 14 anos e que o caso a bloqueou sexualmente na vida adulta.
Pitty
A cantora contou para a revista MTV, em 2003, que foi abusada por uma empregada que trabalhava em sua casa. Pitty ainda revelou que ainda era criança quando a funcionária a levava ao banheiro e ficava passando a mão por seu corpo.