A Polícia Civil de Minas Gerais recebeu 14 queixas sobre um golpe praticado por meio do WhatsApp e Instagram. Turistas afirmaram que realizaram reservas para a pousada Santa Vila, localizada na Serra do Cipó, em Santana do Riacho (MG), por intermédio dos aplicativos e acabaram sem as vagas e as quantias pagas. As informações são do UOL.

A assistente administrativa Ana Claudia da Silva Godinho, de 25 anos, estava de férias e resolveu conhecer o local pela primeira vez. Após ver as boas referências no site e Instagram e receber a indicação de uma amiga, ela resolveu entrar em contato com a pousada e reservou uma suíte com Spa.

Após conversar com um suposto representante da pousada, ela pagou R$ 1.100 à vista por meio da transferência via Pix.

Depois de enviar o comprovante de pagamento, ela não obteve mais resposta a respeito da reserva. Então ela tentou entrar em contato por meio do Instagram e recebeu uma mensagem irônica: “(risadas). Mandou quanto?”.

Segundo ela, após o ocorrido, a pousada não prestou nenhum apoio. “Eles disseram que não podem fazer nada.”

Outro que reclamou da mesma postura do estabelecimento foi o consultor de sistemas Rafael Ferreira da Costa. Ele afirmou que reservou um pacote para o um fim de semana, que custou R$ 1.600, e deu uma entrada de R$ 800.

Ao perceber que havia caído em um golpe, ele registrou o caso em uma delegacia e procurou o banco para tentar recuperar o dinheiro. “É conta de ‘laranja’, o banco já adiantou que pode ser complicado.”

Questionada pelo UOL, a pousada Santa Vila afirmou que não iria se posicionar sobre fatos que ainda são apurados. Apenas informou que o estabelecimento foi vítima de um golpe após a realização da portabilidade do número do local sem autorização.

“O problema começou quando a Claro fez um pedido de portabilidade sem termos pedido e a operadora Vivo aceitou. Por isso, os hackers conseguiram acesso ao WhatsApp e Instagram”, relatou a pousada por meio da nova conta de atendimento no WhatsApp.

Mesmo assim, Rafael afirmou que ele e as outras vítimas estão conversando para buscar uma ajuda da pousada. “O suporte da pousada foi zero. A pousada estava ciente do golpe desde o dia 24, não usou os outros meios de comunicação para alertar seus clientes que o golpe estava acontecendo.”

O que diz as operadoras e os aplicativos

Em nota enviada ao UOL, a Claro afirmou que irá investigar o caso e adotará as medidas cabíveis caso encontre alguma irregularidade. Também garantiu que investe “constantemente em políticas e procedimentos de segurança, adotando medidas rígidas para identificar fraudes e proteger seus clientes”.

A Vivo informou que a portabilidade é feita de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Destacou que “revisa constantemente as suas políticas e procedimentos de segurança na busca permanente pelos mais altos controles de segurança nos acessos às informações dos seus clientes”.

O Instagram não se pronunciou sobre o caso da pousada. Apenas destacou que adota medidas para evitar a aplicação de golpes e recomenda a autenticação em duas etapas.

O WhatsApp seguiu a mesma posição.