Um homem, de 37 anos, foi preso em Uberlândia (MG) na quarta-feira (29), acusado de fazer parte de um grupo virtual que induzia jovens ao suicídio em várias partes do país. Outros acusados de pertencer ao grupo, residentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, também foram presos.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, o suspeito se apresentou voluntariamente na delegacia. Aos agentes, o homem afirmou que foi avisado por um colega de que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. No entanto, o homem não prestou informações sobre as supostas atividades virtuais ilícitas, nem o que fazia em Uberlândia.

Conforme a Polícia Civil do Distrito Federal, onde o grupo é investigado, o suspeito estava sendo procurado no Rio de Janeiro. As investigações tiveram início após a morte de duas jovens em no Distrito Federal.

Uma das vítimas, de 21 anos, morava em Paranoá (DF) e participava do grupo virtual denominado CTBus—catch the bus—, expressão em inglês utilizada para se referir ao cometimento de suicídio. Ela se matou em fevereiro deste ano após ser orientada pelos suspeitos a ingerir substância letal.

Segundo as investigação, após ingerir a substância, ela teria pedido socorro aos pais, ainda dentro da residência, quando contou o que havia feito. “Apesar do atendimento imediato, a jovem não resistiu e veio a falecer em um hospital da Região Leste da cidade”, destaca o delegado Ricardo Viana, chefe da 6ª DP, responsável pelo caso.

No mês seguinte, outra jovem morreu nas mesmas circunstâncias, quando a Polícia Civil, ao investigar a morte, concluiu que ela também foi induzida a tirar a própria vida.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Durante as investigações, os agentes identificaram os quatro principais membros do grupo de autoextermínio, responsáveis por fomentar a ideação suicida da vítima e morte violenta pela prática do ato extremo. Ainda segundo a Polícia Civil do DF, foram cumpridos mandados de prisão em Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), São Paulo (SP), São Roque (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias