A jovem Maiza de Oliveira, de 19 anos, foi alvo de comentários racistas após vencer um concurso como rainha da cidade de Santo Antônio do Amparo (MG), no último dia 12. Em um áudio que circulou pelas redes sociais, uma moradora reclamou do resultado do concurso, realizado em comemoração do aniversário da cidade. As informações são do G1.

Emocionada, Iza se revolta com caso de racismo no RJ: Não existe mal-entendido

Acusado de racismo, jogador da Áustria é suspenso por um jogo na Eurocopa

Empresas demitem casal de jovens acusados de racismo no Leblon

“Gente, eu estava na roça e agora que eu vi o resultado. Ah, vou contar uma coisa procês: esse negócio de inclusão social tá foda. É os preto é que tá mandando em tudo mesmo. É cota na escola, é cota aqui, é cota ali…”, disse a moradora.

“Da próxima vez, nós tem que pular num tanque de ‘criolina’ e sair tudo pretinha, aí pode candidatar a qualquer coisa, que ganha”, disse a mulher em outro trecho da gravação.

De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado como injúria racial e a mulher do áudio já foi identificada. Em entrevista ao G1, Maiza comentou que ficou feliz por ter ganhado o concurso, mas o áudio a incomodou.

“Na hora eu falei, ah, deixa, isso não vai fazer diferença na minha vida, mas depois que vai passando o tempo, você vai vendo o peso que isso é, aí isso foi me incomodando de uma forma que eu nunca me senti incomodada sabe, quando a gente vê o racismo contra a pessoa dói na gente, agora você imagina o racismo ser com você, dói muito mais”, disse a jovem, que prestou queixa sobre o caso.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo informou que “lamenta e repudia qualquer tipo de preconceito” e que “reitera o compromisso com o enfrentamento e combate a todo tipo de discriminação“.

https://www.facebook.com/prefeituramunicipalsaa/posts/188001376574412