Geral

MG: Mulher com criança no colo é imobilizada por policial em Itabira; veja o vídeo

Crédito: Reprodução

Imagens de uma câmera de segurança de rua registraram uma abordagem policial na última sexta-feira (5) em Itabira, em Minas Gerais. Uma mulher é abordada por policiais e em dado momento os agentes tentam imobilizá-la, mesmo enquanto ela estava com uma crianças no colo.

Além de carregar uma criança, a mulher estava acompanhada de outra criança que presencia o policial a derrubando e ainda com o bebê no colo. Na sequência, o agente usa o joelho sobre o pescoço da mulher, que até o momento não foi identificada.

A abordagem ocorreu na avenida João Pinheiro no centro da cidade mineira. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso após a repercussão negativa das imagens.

“Com a responsabilidade de prefeito municipal, manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial, ocorrida no início da noite em Itabira. As lamentáveis cenas que já circulam em redes sociais e sites de notícias de todo o país precisam ser apuradas com rapidez e rigor. Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comando Geral da Corporação.”, cobrou.

Questionada pela Folha de S. Paulo, a Polícia Militar de Minas Gerais disse que a ocorrência tratou da prisão de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições. De acordo com a nota da corporação, a mulher que aparece nas imagens resistiu à abordagem, pois estava com revólver calibre 32 com quatro munições. Ao falar sobre a imobilização usada pelo policial ainda com a criança no colo da mulher, a PM-MG usou o termo ‘queda controlada’.