Um homem, 42 anos, foi preso na quarta-feira (16), suspeito de liderar uma organização criminosa especializada em furto de ferro gusa retirados de composições férreas, em Belo Horizonte (MG). O homem foi preso, em Contagem, Região Metropolitana da capital.

De acordo com as investigações, coordenadas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil no Barreiro, o suspeito liderava um grupo envolvido no furto desse material, tendo em vista o alto valor dele no mercado. A tonelada do produto pode chegar a R$ 3 mil. Levantamentos indicam ainda que o preso exercia atividade empresarial no ramo de sucata.

“O envolvido opera diversas empresas de fachada com a finalidade de obter ganho patrimonial, por meio dos proveitos dos crimes cometidos, sobretudo o de receptação de carga furtada”, explicou o delegado Vinicius Costa Miguel.

Ainda segundo as investigações, a organização criminosa cooptava moradores de aglomerados próximos a linha férrea – principalmente crianças, adolescentes e moradores em situação de rua – instruindo que eles paralisassem a composição férrea, por meio de cortes de mangueira dos freios. Assim, a carga poderia ser facilmente saqueada e, posteriormente, direcionada a receptadores em todo o estado.

Conforma a Polícia Civil, ao longo das investigações foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além de prisões em flagrante. Os agentes também recuperaram, aproximadamente, mil toneladas de ferro gusa furtados.